sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Mapa Conceitual


N

a era da informação estamos sendo desafiados a desenvolver novas estratégias de aprendizagem ativa, focando no aluno, considerando-o como sujeito ativo na construção do conhecimento. A inclusão de ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem amplia a oferta informativa, facilitam o trabalho colaborativo e a autoaprendizagem, além de potencializar a interatividade e a flexibilidade na aprendizagem. Dentre essas ferramentas encontra-se o Mapa Conceitual, que são ferramentas gráficas que objetivam organizar e representar o conhecimento, são diagramas de significados, de relações significativas, de hierarquias conceituais, se for o caso. Na disciplina Metodologia do Ensino Superior com TDIC (2016.2), foi proposta a sistematização das leituras de referência e debates em sala de aula utilizando o recurso do Mapa Conceitual, focando o tema O Professor do Ensino Superior, abordando sua identidade, formação, competências e habilidades frente a era digital. 

Leituras de referencia:
MASETTO, M. T. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente In: MASETTO, Marcos T. (org). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998;

MENDONÇA, José R. etl al. Competências gerenciais do professor de ensino superior para a gestão universitária: discussão teórica. Anais...Forges, 2013. Disponível em:

RAMOS, Katia M. Reconfigurar a profissionalidade docente universitária: um olhar sobre ações de atualização pedagógico-didática. Porto: Universidade do Porto, 2010, p. 19-59.

PEREZ GOMEZ, Àngel I. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Artmed, 2015, p.14-30; 4).

FAVERO, Altair A.; TAUCHEN, Gionara. Docência da educação superior: tensões e possibilidades de gestão da profissionalização. Acta scientiarum, Maringá, v,35, n.2, p. 235-242, jul/dez, 2013. Disponível em:http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/20074

FELDKERCHER, Nadiane. Docência Universitária: o professor universitário e sua formação. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12. N. 22, p. 221-245, maio/ago 2016. Disponível em:http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/5819/5619

Mapas Conceituais elaborados pelos alunos:
















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